CURSO DE PREPARATÓRIO CERTIFICAÇÃO PMP DO PMI

CURSO DE PREPARATÓRIO CERTIFICAÇÃO PMP DO PMI

Artigos

Características do PMBOK

Escopo - descreve os processos necessários para assegurar que o projeto contemple todo o trabalho requerido e nada mais para que o trabalho seja completado com sucesso. Ele é composto pela iniciação, planejamento do escopo, verificação do escopo e controle de mudanças do escopo.
Tempo - descreve os processos necessários para assegurar que o projeto termine dentro do prazo previsto. Ele é composto pela definição das atividades, sequenciamento das atividades, estimativa da duração das atividades, desenvolvimento do cronograma e controle do cronograma.
Custo - descreve os processos necessários para assegurar que o projeto seja completado dentro do orçamento previsto. Ele é composto pelo planejamento dos recursos, estimativa dos custos, orçamento dos custos e controle dos custos.
Risco - descreve os processos que dizem respeito a identificação, análise e resposta aos riscos do projeto. Ele é composto pela identificação dos riscos, qualificação dos riscos, desenvolvimento das respostas aos riscos e controle das respostas aos riscos
Recursos Humanos - descreve os processos necessários para proporcionar a melhor utilização das pessoas envolvidas no projeto. Ele é composto pelo planejamento organizacional, montagem da equipe e desenvolvimento da equipe.
Comunicações - descreve os processos necessários para assegurar que a geração, captura, distribuição, armazenamento e pronta apresentação das informações do projeto sejam feitas de forma adequada e no tempo certo. Ele é composto pelo planejamento das comunicações, distribuição das informações, relato de desempenho e encerramento administrativo.
Aquisições - descreve os processos necessários para a aquisição de mercadorias e serviços fora da organização que desenvolve o projeto. Ele é composto pelo planejamento das aquisições, preparação das aquisições, obtenção de propostas, seleção de fornecedores, administradores de contratos e encerramento de contrato.
Qualidade - descreve os processos necessários para assegurar que as necessidades que originaram o desenvolvimento do projeto serão satisfeitas. Ele é composto pelo planejamento da qualidade, garantia da qualidade e controle da qualidade.
Integração - descreve os processos necessários para assegurar que os diversos elementos do projeto sejam adequadamente coordenados. Ele é composto pelo desenvolvimento do plano do projeto, execução do plano do projeto e controle geral de mudanças.
Além das nove áreas existem 44 processos que são organizados em 5 fases ou grupos. Esses processos juntamente com os grupos descrevem um conjunto de ações que geram resultados, são eles:
Iniciação - descreve o comprometimento da organização para o início do projeto.
Planejamento - definição e detalhamento dos objetivos e seleção das alternativas de ação.
Execução - coordenação dos recursos para a realização do plano.
Controle - monitorar e assegurar que o planejado está sendo executado para que os objetivos sejam atingidos.
Encerramento - formalizar a aceitação do projeto e encerrá-lo de forma ordenada.