CURSO DE PREPARATÓRIO CERTIFICAÇÃO PMP DO PMI

CURSO DE PREPARATÓRIO CERTIFICAÇÃO PMP DO PMI

Artigos

Dúvidas sobre a certificação PMP


Certificação PMP

O que é certificação PMP?


PMP® significa Project Management Professional (Profissional de Gerência de Projetos), essa certificação é um documento emitido pelo Project Management Institute (PMI), com base em um exame, visando o avanço da profissão de Gerenciamento de Projetos e o reconhecimento das conquistas individuais nesta área. A Certificação Project Management Professional (PMP®) do PMI® é a credencial profissional mais reconhecida e respeitada mundialmente no que tange ao Gerenciamento de Projetos. No ano de 1999, o PMI foi pioneiro no reconhecimento de seu programa de certificação pela International Organization for Standardization (ISO) 9001.

Qual a importância de capacitar-se como PMP?


Atualmente, a carreira de Gerente de Projetos é amplamente reconhecida e aceita, especialmente em algumas áreas como: Sistema da Informação, Construção, Pesquisa e Desenvolvimento e Consultoria. No Brasil está sendo reconhecida como uma opção estratégica pela a qual as empresas podem atingir com sucesso seus objetivos estratégicos.

Sendo assim, não é surpresa alguma o fato das altas gerências das organizações estarem exigindo que os gerentes de projeto detenham determinadas competências comprovadas, ou seja, a certificação está se tornando crítica para as pessoas que trabalham com gestão de projetos. Profissionais que possuem uma certificação formal, emitida por uma instituição reconhecida que comprova seus conhecimentos nas competências exigidas, têm um forte diferencial competitivo no que se refere a "empregabilidade".


Quais os benefícios da certificação PMP para o profissional?


Ampliação da empregabilidade, aceleração do crescimento profissional, grau de qualificação reconhecido internacionalmente e incremento do valor e reconhecimento dentro da organização na qual trabalha ou possa vir a trabalhar.


Quais os benefícios da certificação PMP para a empresa?


Possuir profissionais certificados demonstra alinhamento com as melhores práticas normatizadas e aceitas internacionalmente, a empresa ganha qualidade e efetividade do gerenciamento de projetos, agregação da credibilidade e valor aos prestadores de serviço, motivação dos colaboradores para buscar o crescimento profissional e redução dos custos decorrentes da melhor administração da implantação dos projetos da empresa.

Qual o custo para realização do exame de certificação PMP?


Associados do PMI: US$ 405,00

Não associados: US$ 555,00

O que é necessário para obter a certificação PMP?


Para obter a certificação PMP, é necessário que o candidato tenha conhecimentos específicos de Gerenciamento de Projetos, e esteja apto a seguir um código de conduta profissional. O último passo para se tornar um PMP é obter aprovação em um exame de múltipla escolha, concebido para medir o nível de conhecimento em Gerenciamento de Projetos. Este exame, feito em computador, é aplicado no mundo todo.

Quem pode se candidatar a certificação PMP?


Os candidatos devem atender aos requisitos educacionais e de experiência separados em duas categorias. A lista com o guia de requisitos na íntegra pode ser acessada no site do PMI.

- Categoria I (profissionais com 3º grau completo):
- 4.500 horas de experiência na área de gerenciamento de projeto;
- 36 meses de experiência nos últimos seis anos;
- Comprovação de pelo menos 35 horas/aula de treinamento formal em gerenciamento de projetos.
- Categoria II (profissionais com 2º grau completo):
- 7.500 horas de experiência na área de gerenciamento de projeto;
- 60 meses de experiência nos últimos oito anos;
- Comprovação de pelo menos 35 horas/aula de treinamento formal em gerenciamento de projetos.

Como posso saber se tenho de fato a quantidade de horas necessárias para me candidatar à certificação PMP?


Este é um exercício biográfico de seus projetos nos últimos oito anos. É indispensável que você se recorde dos projetos em que trabalhou nesse período, para estimar o esforço que teve em cada um. Se a soma das horas de trabalho nestes projetos der as 4.500 horas requeridas (3o grau) ou as 7.500 horas (2o grau), e você possuir os demais requerimentos, estará então apto a se candidatar a certificação PMP.

Gerente de Projetos

É preciso que eu tenha gerenciado projetos durante todo o período solicitado de 4500 horas pelo PMI, ou posso ter exercido apenas atividades de liderança de projetos (gerente, coordenador, supervisor)?


O formulário de inscrição determina as atividades que você poderia ter atuado em cada grupo de processos, mas não é preciso que tenha exercido todas as atividades, nem que tenha participado em todas as áreas em todos os projetos. O PMI não exige que você tenha sido "gerente de projeto" formalmente, todavia é necessário que tenha participação em atividades de liderança em todos os grupos de processos de gerenciamento.

Preciso ter participado de todos os processos do gerenciamento (Iniciação, Planejamento, Execução/Controle e Encerramento) durante todas as fases dos projetos apresentados ao PMI?


Na soma de sua experiência, você deve ter horas assinaladas nas 5 fases, porém não necessariamente em um único projeto.

Eu gerenciava projeto, mas não da forma que o PMI apresenta no PMBOK, é válido?


Sim, o que se espera é que após a sua certificação, você passe a utilizar as melhores práticas do PMI.