CURSO DE PREPARATÓRIO CERTIFICAÇÃO PMP DO PMI

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Gerencia de Projetos - Certificação PMP

Com o grande aumento na concorrência, as grandes empresas procuram profissionais que possam garantir a qualidade dos serviços que prestam, bem como a qualidade do produto que será entregue, porém nem todos os profissionais já são conhecidos no mercado de trabalho, e como comprovar que o profissional irá atingir a meta que a empresa precisa superando as expectativas?

Uma certificação profissional é uma das ?Cartas de Recomendação? que o profissional poderá mostrar para a empresa que está contratando, pois a certificação profissional mostra ao contratante que para o serviço que o profissional está sendo contratado ele provou ser capaz de desempenhar.

Na gestão de projetos há uma grande necessidade desses profissionais certificados, pois os mesmos estarão trabalhando com valores geralmente altos e serão capazes de atuar dentro da estratégia da empresa, esse profissional é uma pessoa de confiança da corporação e deverá conhecer bastante o método que a empresa utiliza na condução de seus projetos.
Hoje a certificação em gestão de projetos mais conhecida e difundida no Brasil é a PMP® do PMI (Project Management Institute).

Porque se certificar em gestão de projetos?

Porque as corporações estão assumindo que a gestão de projetos é uma forma de atender os requisitos de uma boa corporação, trabalhar com metas e planejamento é uma forma também de motivar a sua equipe e fazer com que ela seja disciplinada e coerente com os objetivos da empresa. Porém as empresas querem pessoas com certo grau de senioridade e que possa saber conduzir as metas, objetivos e o planejamento do orçamento de certo trabalho/serviço, e para comprovar entram em cena as certificações profissionais que demonstram a empresa que o profissional conheça sobre a gestão de projetos e que poderá suprir as necessidades da empresa, pois passou por uma série de requisitos para provar o seu conhecimento no assunto e conseguiu fazer as imposições teóricas por uma empresa respeitada que atesta o conhecimento do profissional.

No mercado de TI temos várias certificações. Como exemplo, a maior desenvolvedora de sistemas do mundo, a Microsoft®, certifica o profissional em desenvolvedor, administrador de rede e sistemas e DBA. Geralmente um profissional que se submete a uma certificação e vence o desafio da prova que lhe fora submetido consegue maior confiança das corporações a que irão trabalhar, de contra partida as corporações com um quadro de colaboradores certificados conseguem mais clientes e dependendo do número de profissionais certificados a empresa recebe uma certificação também, como o exemplo o Microsoft Solution Provider®, ou seja, o poder de barganha para entrar nessas empresas é muito maior quando se possui uma certificação profissional.

No caso da gestão de projetos, por não ser uma área tão técnica que se possa somente através de uma prova provar a proficiência, existe uma auditoria no PMI® que verifica por amostragem se o candidato é elegível para a certificação, ou seja, o PMI® só permite um candidato caso ele seja um profissional de projetos, que já tenha um certo grau de senioridade em projetos, e para isso deve ser comprovado ao PMI que o profissional tenha participado em pelo menos 4500 horas em projetos, ter recebido um treinamento formal de pelo menos 35 horas em gestão de projetos e ser aprovado no exame com 200 questões em 4 horas.