CURSO DE PREPARATÓRIO CERTIFICAÇÃO PMP DO PMI

CURSO DE PREPARATÓRIO CERTIFICAÇÃO PMP DO PMI

Artigos

Gerenciamento das Comunicações no Projeto

Um projeto, segundo o Project Management Institute (PMI), ?é um esforço temporário realizado para criar um produto ou serviço único? (PMI, 2002, p.4). As partes envolvidas em um projeto compreendem não somente a equipe executora, mas também o cliente, o patrocinador, os fornecedores, e todos aqueles que de algum modo têm interesse ou por ele são afetados. Muitos dos envolvidos poderão não ser da equipe da organização executora; parceiros externos e subcontratados são muito freqüentes em projetos.

Em alguns casos, as pessoas envolvidas num projeto podem não ter trabalhado juntas anteriormente. Colaboradores e parceiros externos muitas vezes não conhecem nem a equipe nem a empresa onde o projeto será realizado. Além disso, o pessoal envolvido tipicamente divide seu tempo entre suas obrigações funcionais (normalmente atividades de caráter repetitivo) e os outros projetos dos quais participa. Pode-se fazer uma analogia do projeto com uma orquestra tocando uma determinada música: todos os músicos devem individualmente dominar seus instrumentos e, ao mesmo tempo, devem ajustar-se ao ?cronograma? de sua participação no ?projeto?, ou seja, devem ser capazes de tocar seus instrumentos, simultaneamente, no ritmo e em sintonia com os demais músicos, para que o resultado seja música e não ruído. Nas empresas, muitos projetos não alcançam seus objetivos, mesmo tendo excelentes ?músicos?. O problema não é somente saber fazer (ou tocar bem seu instrumento), mas é saber fazer isso no momento certo, com o esforço certo, na qualidade desejada, gerenciando os riscos e problemas de percurso, em contínua sintonia (comunicação do projeto) com os demais ?músicos?.

Existe hoje um excelente conjunto de práticas geralmente aceitas para a gestão de projetos, inclusive aquelas apresentadas no Guia do Conjunto de Conhecimentos do Gerenciamento de Projetos, também conhecido como PMBOK (PMI, 2002). Diversas dessas práticas serão apresentadas ao longo deste artigo.