CURSO DE PREPARATÓRIO CERTIFICAÇÃO PMP DO PMI

CURSO DE PREPARATÓRIO CERTIFICAÇÃO PMP DO PMI

Artigos

Informações sobre o exame da certificação PMP


Como obter a Certificação PMP?


Primeiramente é necessário preencher o formulário de inscrição fornecendo seus dados pessoais, sua formação educacional (Formação acadêmica e em Gerência de Projetos) e sua experiência profissional em projetos. O formulário deve ser preenchido online no site do PMI. Todas as informações sobre o processo de certificação constam em um documento chamado "PMP® Certification Handbook", que pode ser baixado do site do PMI .

Inscrição

Como funciona o processo de inscrição?


a. Você envia o formulário de inscrição online;

b. O PMI aceita a sua inscrição, enviando um email para você, o que leva normalmente uma semana ou menos, autorizando você a efetuar o pagamento com seu cartão de crédito;

c. Você efetua o pagamento online com o cartão de crédito;

d. O PMI envia um email com um código de Elegibilidade, autorizando você a agendar o exame online de acordo no site da Prometric;

e. Você agenda a data e hora de seu exame (manhã ou tarde, de 2ª a 6ª feira normalmente), usando o seu código;

f. Por último, você recebe a confirmação por e-mail do centro Prometric do agendamento de seu exame.

O que é a Elegibilidade?


É um código encaminhado via e-mail pelo PMI, esse código lhe concede o direito de marcar a data de seu exame.

Preciso enviar documentos para o PMI quando eu fizer a inscrição pelo site?


Não, porém é recomendável que os tenha à mão caso caia em auditoria, para que agilize o envio dos documentos. É aconselhável ainda que deixe avisados os seus contatos utilizados como referência de sua experiência, pois terão que atestar a sua atuação caso seja necessário.

Posso ser auditado?


Sim, cerca de 10% dos candidatos são auditados, o que significa que você terá que enviar documentos para o PMI que comprovam toda a informação que fornecida no formulário de inscrição. Isto inclui cópias de seus diplomas e certificados de cursos e envelopes com declarações assinadas das pessoas que você indicou no seu formulário como referência para atestar a sua experiência profissional em projetos. Você pode cair em auditoria até o momento que você recebe o seu código de Elegibilidade. Após enviar todos os documentos e estes serem analisados pelo PMI, só então você recebe o seu código de Elegibilidade para marcar seu exame.

Onde fazer o exame?


O exame é realizado através do computador em um dos Centros de Teste Prometric localizados em todo o mundo. Abaixo estão alguns dos endereços dos Centros no Brasil:

Centros de Teste Prometric no Brasil

Belo Horizonte

Instituto Cultural Brasil Estados Unidos (ICBEU) Belo Horizonte, Cep: 30160-011

Tel: 55. 313.271 - 7255 Cód.: 8365

Brasília

Casa Thomas Jefferson Setor de Grandes Áreas Norte (SGAN) Brasília, DF, 70840-060

Tel: 55.61.347 - 4040 Cód.: 8317

Curitiba

Educational end Business Center (EBC) Rua Maranhão, 2088 Portão Curitiba, Cep: 80610-001

Tel: 55.41. 3229 -3057 Cód.: 8318

Porto Alegre
Instituto Cultural Brasileiro Norte-Americano Rua Riachuelo, 1257 Porto Alegre, Cep: 90010-271

Tel: 55 51. 3225 - 2255 Cód.: 8324

Recife

Associação Brasil América (ABA) Avenida Rosa e Silva, 1510 Recife, Cep: 52020-220

Tel: 55.81.3427 - 0200 Cód.: 8325

Rio de Janeiro

Instituto Brasil Estados Unidos (IBEU) Na: N.S.Copacabana, 690 Rio de Janeiro - Cep: 22.050-000

Tel: 55.21.2255 - 5830 Cód.8326

São Paulo
Associação Alumni Prometic Test Center Rua Brasiliense, 65 São Paulo Cep: 04729-110

Tel: 55.11. 5644 - 9782 Cód. 8328


Como é o exame de certificação PMP?


O exame é composto de 200 questões de múltipla escolha, com 4 opções cada, desenvolvidas e validadas por PMP®s. 25 das 200 questões são experimentais e não contam para o resultado, porém você não sabe quais questões são essas. Para ser aprovado, o candidato deverá acertar pelo menos 106 das 175 questões restantes, ou seja, 61% da prova. Para não depender da sorte e se garantir, o melhor é acertar no mínimo 65%.

Qual é a distribuição das questões do exame?


- Iniciação do Projeto: 11%
- Planejamento do Projeto: 23%
- Execução do Projeto: 27%
- Monitoramento e Controle do Projeto: 21%
- Encerramento do Projeto: 9%
- Responsabilidade Profissional: 9%

O exame é em inglês?


Sim, mas você pode escolher, no ato de sua inscrição para o exame, um segundo idioma para a tradução. Para isso existe um botão em cada tela de questão no exame, que abre outra janela com a tradução da pergunta e das alternativas.


O profissional que não passar no exame poderá refazer o teste?


Sim, ele poderá enviar para o PMI um formulário para refazer o exame (Re-examination Form) até um ano após o último exame realizado.

Existe Certificação para a empresa?


Não, apenas para pessoas físicas.

Certificação Certa

Como saber se essa é a certificação certa para mim?


Responda as perguntas abaixo, se a resposta for "sim" a todas, é possível que a certificação seja adequada a você:

a. Você tem bacharelado ou o equivalente global e 36 meses de experiência em gerenciamento de projetos profissional? Se não, você tem um diploma secundário ou o equivalente global e 60 meses de experiência em gerenciamento de projetos profissional?

b. Você tem pelo menos 35 horas de educação formal em gerenciamento de projetos (por exemplo, cursos ou programas oferecidos pelo PMI, universidades ou faculdades, empregadores ou empresas, cursos à distância ou empresas de treinamento)?

c. Você executa suas atividades sob supervisão?

d. Você é responsável por todos os aspectos de um projeto ou da vida do projeto?

e. Você lidera ou dirige times multifuncionais para entregar projetos dentro das restrições de cronograma, custo e escopo?

f. Você demonstra conhecimento e experiência suficientes para apropriadamente aplicar uma metodologia para projetos que possuem requisitos e entregas razoavelmente bem definidos?

g. Você conhece, e já leu, o PMBOK Guide?

Como manter a certificação?


Os profissionais que obtiveram a certificação PMP devem demonstrar o seu comprometimento com a prática do Gerenciamento de Projetos, satisfazendo as condições do Programa Contínuo de Requisitos de Certificação (Continuing Certification Requirements Program - CCR) do PMI. Este programa se baseia na acumulação de Unidades de Desenvolvimento Profissional - PDUs (Professional Development Units), onde um PDU tipicamente equivale a uma hora de aprendizado planejado e estruturado ou de atuação profissional no Gerenciamento de Projetos. Assim, para a manutenção da certificação são necessários 60 PDUs a cada ciclo de três anos do programa, além do constante comprometimento com o código de conduta profissional do PMI.

O que é PDU?


Professional Development Units (PDU) é a unidade de medida utilizada para quantificar atividades aprovadas de serviço profissional e aprendizagem. Essas atividades devem estar relacionadas a tópicos de Gerenciamento de Projetos substancialmente consistentes com as áreas de conhecimento e os processos descritos no Guia do Project Management Body of Knowledge (PMBOK® Guide) e envolver recursos especializados apropriados. Normalmente, uma Unidade de Desenvolvimento Profissional (PDU) é obtida para cada hora gasta em uma atividade ou experiência de aprendizagem estruturada e planejada. Esta atividade ou um grupo de atividades relacionadas deve ter um mínimo de uma hora completa para ser aceito, podendo ser reportadas frações de 0,25 PDU a partir da primeira hora completa informada. São permitidos dez minutos de intervalo para cada hora em programas que excedam uma hora de duração. Exceções: Números específicos de PDUs também podem ser ganhos por serviços profissionais e por atividades de ensino especificadas.

Como devem ser reportadas as atividades dos requisitos de continuidade da certificação?


Os PMP são responsáveis por reportar suas atividades conforme elas ocorram. O meio mais fácil para isso é pelo site do PMI, em formulário online específico. O PMP pode também enviar via fax ou email. Deve-se fazer cópias do Professional Development Activities Reporting Form (que pode ser obtido no site do PMI), entrar com as informações requeridas e enviar por fax ou e-mail o formulário preenchido (apenas o formulário) para PMI/CCR Records Office na Universidade de Oklahoma. As transcrições das atividades serão enviadas para os PMPs anualmente, porém estes também podem visualizar suas transcrições online no site do PMI.

Posso ser auditado mesmo sendo um PMP®?


Todos os PMPs devem manter um arquivo CCR pessoal, com toda a documentação que suporte as atividades reportadas para a manutenção da certificação. Um percentual de PMPs serão aleatoriamente selecionados e auditados a cada ano. Portanto, a documentação deve ser mantida por pelo menos 12 meses após o final do Ciclo CCR. Para mais informações, consulte o CCR Handbook, que pode ser acessado no site do PMI.

Registered Education Provider-PMI

O que é uma empresa Registered Education Provider do PMI?


Para ser R.E.P. (Registered Education Provider) do PMI a empresa de treinamento submete ao PMI Global seus cursos de Gerenciamento de Projetos, metodologia de ensino, material didático, currículo de professores e coordenador acadêmico, dentre outros requisitos necessários. Este material passa por uma análise criteriosa de padrões de qualidade. Uma vez atestada, a empresa pode usar uma logomarca específica que indica ao mercado consumidor que a empresa segue os padrões de qualidade do PMI e seus cursos garantem PDUs para o profissional já certificado pelo PMP. Um exemplo de REP é a Tecnoponta Treinamentos que atua em São Paulo/SP e Santos/SP e é certificada, garantindo a qualidade e excelência dos seus treinamentos de Gerenciamento de Projetos.

Existem treinamentos/cursos que podem me ajudar a ser aprovado na certificação PMP?


Sim, existem cursos voltados para a prática do dia-a-dia de um gerente de projetos (Curso de Gestão de Projetos) e outros voltados para auxiliar o candidato a obter os conhecimentos necessários para a certificação PMP (Curso preparatório PMP). Cursos feitos em um centro R.E.P. valem PDUs para os participantes.