CURSO DE PREPARATÓRIO CERTIFICAÇÃO PMP DO PMI

CURSO DE PREPARATÓRIO CERTIFICAÇÃO PMP DO PMI

Perguntas e Respostas

Como se faz Gerenciamento de Comunicação?

Um projeto, segundo o Project Management Institute (PMI), ?é um esforço temporário realizado para criar um produto ou serviço único? (PMI, 2002, p.4). As partes envolvidas em um projeto compreendem não somente a equipe executora, mas também o cliente, o patrocinador, os fornecedores, e todos aqueles que de algum modo têm interesse ou por ele são afetados. Muitos dos envolvidos poderão não ser da equipe da organização executora; parceiros externos e subcontratados são muito freqüentes em projetos.

Em alguns casos, as pessoas envolvidas num projeto podem não ter trabalhado juntas anteriormente. Colaboradores e parceiros externos muitas vezes não conhecem nem a equipe nem a empresa onde o projeto será realizado. Além disso, o pessoal envolvido tipicamente divide seu tempo entre suas obrigações funcionais (normalmente atividades de caráter repetitivo) e os outros projetos dos quais participa. Pode-se fazer uma analogia do projeto com uma orquestra tocando uma determinada música: todos os músicos devem individualmente dominar seus instrumentos e, ao mesmo tempo, devem ajustar-se ao ?cronograma? de sua participação no ?projeto?, ou seja, devem ser capazes de tocar seus instrumentos, simultaneamente, no ritmo e em sintonia com os demais músicos, para que o resultado seja música e não ruído. Nas empresas, muitos projetos não alcançam seus objetivos, mesmo tendo excelentes ?músicos?. O problema não é somente saber fazer (ou tocar bem seu instrumento), mas é saber fazer isso no momento certo, com o esforço certo, na qualidade desejada, gerenciando os riscos e problemas de percurso, em contínua sintonia (comunicação do projeto) com os demais ?músicos?.

Existe hoje um excelente conjunto de práticas geralmente aceitas para a gestão de projetos, inclusive aquelas apresentadas no Guia do Conjunto de Conhecimentos do Gerenciamento de Projetos, também conhecido como PMBOK (PMI, 2002).